Idosos de 70 anos ou mais formam filas para receber segunda dose da vacina

Diário

Idosos de 70 anos ou mais formam filas para receber segunda dose da vacina

Foto: Renan Mattos (Diário)Salete Ferro, 72 anos, tomou a segunda dose da vacina no Colégio Marista

Moradora de Roraima há 20 anos, a gaúcha Salete Ferro, 72 anos, veio para Santa Maria em março de 2020 para um encontro de família. Só que logo depois, os voos foram cancelados e ela não conseguiu voltar para o Norte do país. A professora aposentada transformou Santa Maria em sua casa desde então e, agora, garantiu a imunização contra a Covid-19 na cidade que a acolheu durante a pandemia. Nesta quinta-feira, Salete foi até o Colégio Marista, no Centro, e fez a segunda dose da CoronaVac. 

– É uma alegria muito grande. Tenho consciência de que, para combater o vírus, a vacina é fundamental, junto com o isolamento e o uso de máscaras. Sou muito grata ao trabalho do SUS – afirma a professora aposentada.

Neste período em que ficou na cidade, Salete escreveu um livro autobiográfico “Sobrevoando Criando Asas e Raízes”. O livro já foi lançado e está à venda na Livraria da Mente. Orgulhosa, ela trouxe um exemplar para mostrar aos profissionais envolvidos na vacinação.

– Foi um período de muita reflexão que resultou neste livro – conta.

No total, 12 locais de vacinação na cidade receberam os idosos com 70 anos ou mais para aplicação da segunda dose. Puderam se vacinar as pessoas que receberam a primeira dose no dia 24 de março. Ao todo, 6.576 idosos estavam aptos a receber a segunda dose da CoronaVac nesta ação. Desse total, 302 não compareceram. 

Com mais doses para segunda aplicação, expansão de grupos caiu em abril

Para quem não compareceu, a dose está garantida e armazenada pelo município. A vacina estará disponível na próxima segunda e terça-feira (dias 26 e 27), das 13h30min às 16h, na Policlínica José Erasmo Crossetti. É necessário levar a carteirinha de vacinação e documento com foto. 

FILASAntes mesmo da abertura dos portões, às 8h, locais já registravam filas. No Colégio Marista Santa Maria, a fila repetiu o observado no dia 24 de março. Como a vacinação é para pedestres, os idosos ocuparam a calçada das ruas Floriano Peixoto, Coronel Niederauer e Serafim Valandro.

Foto: Renan Mattos (Diário)

A aposentada Celina Rosa, 72 anos, foi até o Marista fazer a segunda dose. Agora, ela tem um pouco mais de tranquilidade para cuidar e brincar com o neto.

– Eu cuido muito do meu netinho, quando o meu filho e a minha nora precisam de ajuda. Agora, tenho a condição de sentir que estou imunizada e tenho um pouco mais de segurança para encontrar a minha família, apesar de continuar seguindo todas as recomendações de cuidados – afirma Celina. 

No drive-thru do Shopping Praça Nova, os carros começaram a chegar ainda na noite de quarta-feira, como tem sido costumeiro. 

Foto: Renan Mattos (Diário)

Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na sexta

FINAL DE SEMANANo sábado, também recebem a segunda dose profissionais liberais da saúde que foram imunizados no dia 27 de março. Estarão disponíveis dois locais: o drive-thru do Shopping Praça Nova, para quem recebeu a 1ª dose no Parque da Medianeira, e o Colégio Marista Santa Maria, no Centro. Ambos os pontos de vacinação estarão abertos das 8h ao meio-dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mapa da Extensão da UFSM será lançado em 29 de abril Anterior

Mapa da Extensão da UFSM será lançado em 29 de abril

Com mais duas mortes, total de óbitos por Covid-19 em Santa Maria chega a 513 Próximo

Com mais duas mortes, total de óbitos por Covid-19 em Santa Maria chega a 513

Geral